Eventos realizados

Se há uma maneira de resumir os eventos realizados pelo Grupo Aprenda, este resumo seria: satisfação de público e difusão de conhecimento. O IV Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos foi mais um capítulo do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos, coroado com o reconhecimento de público, mercado nacional e também internacional, já que esta edição contou com duas palestras internacionais.

 

As primeiras horas da manhã de 15 de Março, primeiro dia do Seminário, já indicavam uma grande movimentação dos participantes na FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP), onde o evento foi realizado. Para a comodidade de todos, o campus é amplamente arborizado e as salas perfeitamente equipadas com ar-condicionado, internet wireless e um amplo sistema informatizado. Bem antes das 8h00, horário marcado para o início, alguns dos participantes inscritos começaram a chegar e foi possível ouvir uma conversa entre dois deles elogiando o Seminário do ano anterior. Bons indícios do que estava por vir.

Pontualmente, o evento começou no horário agendado ainda com alguns participantes a chegar. A abertura foi proferida por Udo Fiorini, diretor do Grupo Aprenda, seguido por Antonio Carlos Gomes, professor na FACENS e responsável pelo FacensTech e pelos núcleos Anthill e FabLab. Gomes apresentou, de forma breve, alguns dos programas educacionais da faculdade, como as importantes parcerias com a NASA e o MIT, dois dos mais renomados órgãos de pesquisa dos EUA.

Foi seguido pela Professora Doutora Lauralice Canale, do departamento de Engenharia de Metais da Universidade de São Paulo (USP), cuja apresentação abordou meios de resfriamento e temperabilidade. Foram apresentados temas como fluidos, cálculos de resfriamento, fatores envolvidos no mecanismo de resfriamento, propriedades da temperabilidade, entre outros. “Tenho participado de todos os seminários. Gosto muito deles, que têm aspectos muito interessantes, com acadêmicos e o pessoal da indústria também dando palestras. Acho um evento bastante completo na medida em que expõe essas visões acadêmicas e as práticas industriais”.

Carlos Eduardo Pinedo, coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Metalúrgicos na Universidade de Mogi das Cruzes (SP) e Sócio-diretor da Heat Tech, deu sequência ao Seminário com a palestra “Física dos Materiais: o que enxergo dentro de uma peça por ser metalurgista”. Abordou brilhantemente, entre outros assuntos, a influência da temperatura na austenitização, a distorção no tratamento térmico e a esferoidização.

Após uma pausa para o Coffee Break e muito network, os presentes assistiram às palestras de Luciano Micheletto, da LMTerm, e de Thomas Kreuzaler, diretor da Tecpropro. Micheletto discursou sobre o tema “Segurança e Controle de Processos em Fornos a Vácuo”, abordando as diferenças entre os fornos a vácuo tradicionais e simples, sua composição e operação, em relação aos fornos mais modernos. Já Kreuzaler falou sobre o emprego de controles modernos de nitretação, expondo controles de processo, maneiras de como influenciar camadas nitretadas e dicas sobre o tema.

Após a foto oficial e o almoço, os participantes visitaram a empresa INSER - Indústria Comércio e Serviços Ltda, que atua na área de equipamentos e produtos dentários. Lá, acompanhados de monitores da empresa, puderam acompanhar todos os processos de produção de seus produtos e fornos a vácuo em funcionamento, com explicação dos monitores.

Na volta, a palestra “Discussão de caso: Matriz para Forjamento a quente, temperada, revenida e nitrocarbonetada – desgaste localizado – Causas e Soluções” foi apresentada por Luiz Roberto Hirschheimer, um dos principais nomes do Tratamento Térmico no Brasil. Na apresentação, acompanhada com grande interesse do público, Hirschheimer analisou as causas de uma matriz não aguentar o ritmo de produção como deveria. Sobre o evento, Hirschheimer disse: “Certamente as pessoas que se encontram aqui são fontes de informações e de negócios que serão para o resto da vida. É possível se falar de vários assuntos, desde comerciais a técnicos que, com certeza, são relevantes tanto para aqueles que participam quanto para aqueles que apresentam as palestras”.

Encerrando o primeiro dia do Seminário, Fernando Vieira e Nelson Quintal, da Inductotherm Group, apresentaram a palestra sob o tema “Sistemas de Controle de Processo de Tratamento Térmico por Indução e adequação à CQI-9”.

Conexão Brasil-EUA

O segundo dia de Seminário contou com duas palestras internacionais, ambas proferidas por profissionais dos EUA, sendo que a primeira foi de Darrell Dal Pozzo, Publisher das revistas Industrial Heating e Forge nos EUA apresentando dados e um panorama sobre o mercado baseado em estudos do MTI (Metal Treating Institute). Dal Pozzo trouxe as principais informações do relatório elaborado pelo instituto, com previsões sobre o mercado de tecnologias térmicas nos próximos anos.

Foi a primeira vez do Publisher no Brasil, que elogiou bastante o evento. “Estou conhecendo muitas pessoas aqui e está sendo ótimo. O evento é altamente recomendado, estou falando com várias pessoas que estão aqui e já estiveram em outros seminários buscando aprender mais sobre o setor. É minha primeira vez e estou ansioso para minha próxima vinda”, disse Dal Pozzo.

Thomas Kreuzaler deu sequência e, em sua segunda palestra,  falou sobre o emprego de controles modernos de cementação, abordando dependências da dureza, reações de gases na cementação atmosférica, parâmetros e características de cementação atmosférica, entre outros. Ivan Siqueira, da Phoenix TM, palestrou em seguida sobre a importância do emprego da Rádio Telemetria para o monitoramento das temperaturas dos fornos em tempo real (empregado por exemplo para testes de TUS, Temperature Uniformity Survey)

Após uma parada para o coffee break e para os participantes ampliarem suas redes de contatos, trocando informações e revendo velhos conhecidos, Wilson Martins, da Combustol, apresentou a palestra “Fornos para Reaquecimento de Placas para Laminação com Capacidade de Produção de 400t/h”, e Marcio Boragini, da Atmosphere Engineering, que expôs sobre medição de vazão moderna, abordando novas tecnologias para rotâmetros e painéis de controle que trazem economia, qualidade e atendimento aos requisitos da norma CQI-9.

Antes da parada para o almoço, Matheus Plotegher, da Omega Engineering, palestrou “Medição de Temperatura por Infravermelho e Transmissão sem Fio”, apresentando conceitos básicos de temperatura e infravermelho, além de apontar as tecnologias disponíveis no mercado, detalhando os equipamentos.

O período da tarde foi aberto por Alisson Duarte e Rodrigo Lobenwein, da empresa 6 Pro, que apresentaram “Software de Simulação: Propriedades de materiais para a Indústria”, mostrando as vantagens do software JmatPro em relação aos métodos tradicionais. Antonio Carlos Gomes o seguiu palestrando sobre tecnologia e os projetos de engenharia e tecnologia desenvolvidos na FACENS.

Após a última parada para o café, foi a vez da segunda palestra internacional do dia. Robert Hill, presidente da Solar Atmospheres of Western PA, palestrou sobre o tema “Vacuum Heat Treatments of Additive Manufactured Components (Tratamentos Térmicos a Vácuo em Componentes produzidos por Manufatura Aditiva)”, por meio de vídeo conferência direto de Sharon, na Pensilvânia (EUA). A palestra foi mediada por Antonio Carlos Gomes e Udo Fiorini, contando com ampla interação dos participantes, com perguntas ao final.

O encerramento do Seminário ficou por conta de Claudio Leitão, do Grupo Supertrat, que apresentou a palestra “Microestruturas e Propriedades de Aços Cementados e Carbonitretados”, com uma explicação muito rica em exemplos, com imagens e vídeos ilustrando os processos apresentados.

O Grupo Aprenda mais uma vez prezou por oferecer um ambiente de interação e troca de conhecimentos e informações aos participantes do Seminário, que encerrando sua quarta edição atesta sua qualidade tanto entre o meio acadêmico quanto industrial, desta vez ultrapassando, além das expectativas dos participantes, também as linhas fronteiriças do Brasil.

2017.03.15 IV Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos V14

RECEBA NOSSA E-NEWSLETTER

Receba nossa e-Newsletter com informações de nossos eventos. Coloque seus dados abaixo: