Eventos realizados

Foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro a 4ª edição do Seminário de Tecnologia do Forjamento, que ocorreu desta vez dentro das instalações da Eaton, planta de Valinhos.

Durante os dois dias do seminário, que contou com a coordenação técnica de Dr. Ing. Mauro Moraes de Souza, foram apresentadas 15 palestras técnicas, além de ser realizada uma visita técnica à forjaria da Eaton.

No primeiro dia, Dr.-Ing. Mauro fez a abertura do seminário apresentando a palestra “Modelos de Pensamento como suporte à inovação de processos de forjamento e produtos forjados”.

A empresa Inductotherm apresentou na sequência a palestra “Sistemas de Aquecimento por Indução para conformação a quente e semi quente”.

Ana Paola Braga, do IPT, fez em seguida a apresentação sobre “Fadiga térmica em ferramentas e ensaios laboratoriais”.

Klaus Lander, representando a Schubert da Alemanha, apresentou em seguida a linha de tesouras e sistemas de alimentação de barras fabricados pela empresa.

No final da tarde, Edinaldo Fancio, gerente de manufatura, engenharia e qualidade da forjaria da Eaton, apresentou a palestra “EATON VLS – processos e competitividade”.

No segundo dia, Henri Strasser da Fuchs Lubritech trouxe a sua contribuição ao seminário, apresentando a palestra “A hora do custo / benefício”.

Na sequência a Omega Engineering apresentou a sua linha de termopares e sistemas de medição de temperatura wireless.

Mauricio Lahuerta e Douglas Saito da empresa Prensas Schuler apresentaram na sequência a palestra “ Novas tecnologias de conformação de metais para aumentar a performance e a flexibilidade de produção de forjarias”.

Seguiu-se a apresentação de Glaucio Sansonas, da Boehler Uddeholm, com a palestra “Seleção de aços especiais e tratamentos térmicos para ferramentas de forjamento de alto desempenho”.

Dr Ralph Bernhardt, diretor de vendas técnicas da Simufact Engineering, apresentou na sequencia “Beyond metal flow – Mastering the challenges of enhanced forging & chained simulations”.

Foi seguido pela apresentação da palestra “Tribiologia aplicada a ferramentas de forjamento – Oportunidade de redução de custo”, proferida por Márcio Henrique Pereira, coordenador de engenharia da Amtek Tekfor.

Renato Pereira da empresa Air Products apresentou na sequencia “Tecnologias Oxi-combustivel aliada ao controle estratégico do processo”.

A Vibtech, através de Bernard Baudouin, apresentou a palestra “Efeitos da transmissibilidade de vibração e isolação de vibração para máquinas de deformação e choque”

Finalizando o evento, Dr Mauro Moraes apresentou a palestra de fechamento intitulada “Tecnologias de forjamento – Desafio para o komento brasileiro, como conhecimento pode alavancar resultados”

O evento foi patrocinado pelas empresas:
JMatPro, Prensas Schuler, Inductotherm, Simufact, Omega Engineering, Fuchs / Lubritech e Vibtech.

Confira as fotos abaixo:

RECEBA NOSSA E-NEWSLETTER

Receba nossa e-Newsletter com informações de nossos eventos. Coloque seus dados abaixo: