Eventos realizados

A Revista Pollution Engineering em parceria com o Portal Tratamento de Água realizou nos dias 04 e 05 de setembro de 2013, no auditório da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas/SP, o “I Fórum Técnico - Resíduos & Energia”, que teve como principal objetivo reunir num mesmo evento profissionais que trabalham direta ou indiretamente com resíduos sólidos e geração de energia, de forma a estudar a interação destes dois setores, cada vez mais complexos.

 

Palestras
O evento começou com a palestra “Tratamento de Resíduos com Aproveitamento Energético”, o tema foi proferido por Wilton Cazaes (Centroprojekt do Brasil), onde foram apresentados temas como o cenário atual da destinação e tratamento do lixo no Brasil, a geração atual de lixo, os modelos de contratação como concessão patrocinada e administrativa, a sustentabilidade energética do lixo, os benefícios da solução WTE (Energia Através de Resíduos, do inglês Waste-to-Energy), entre outros.
Logo após, a palestra de Joris Moors (Waterleau) abordou a incineração de RSU (resíduos sólidos urbanos), a grelha com recuperação de energia elétrica e alta eficiência, biodigestão de biomassa e biodigestão de vinhaça com recuperação de biogás e secagem e incineração de lodos de ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto)com recuperação de energia.
Marcelo Monachesi Gaio (Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais) apresentou a experiência da Copasa/ MG no aproveitamento energético do biogás na ETE Arrudas, que fica em Belo Horizonte/MG, mostrando a participação da Copasa no estado, o abastecimento de água nos municípios, a população atendida, extensão de suas redes, a evolução do tratamento de esgoto na Copasa, entre outros. Além da caracterização da ETE Arrudas para o estudo de caso.
A palestra “Secagem Térmica de Lodo” foi apresentada pelo Sr. Orlando Queiroz (Abrelcht), que falou sobre a secagem térmica e cogeração de uma solução para o gerenciamento de lodos sanitários de estação de tratamento de esgotos, a situação atual no mercado da destinação do lodo, os risco no transporte e abordou ainda a Lei nº 12.305 - Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para falar sobre a CONGENERES - Conselho para Geração de Energia com Resíduos tivemos a presença do Sr. Sérgio Guerreiro Ribeiro (WTERT - Brasil), que também abordou temas como a hierarquia de gerenciamento de RSU no Brasil e no mundo, um panorama comparando a legislação europeia (2008/98/CE) x Legislação Brasileira (PNRS, Plano Nacional de Resíduos Sólidos), os limites e equívocos da reciclagem, a comparação entre usinas WTE e aterros, tecnologias x viabilidade econômica e ambiental, e também sobre a comercialização da energia, tributos e política energética.
O Prof. Newton Paterman Brasil falou sobre a cogeração de energia: aproveitamento de resíduos, equipamentos e viabilidade. Para isso, apresentou em sua palestra todo conceito e histórico do tema, tecnologias e combustíveis das plantas, equipamentos e ciclos térmicos como turbina e motor a gás natural, compressor de gás, caldeira de recuperação, entre outros, e apresentou a viabilidade e a aplicabilidade do ponto de vista técnico, exemplos de aplicação, análise econômica, entre outros.
A palestra ministrada pela Dra Zilda Maria Faria Veloso, Diretora de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, abordou a visão pública da PNRS, os planos municipais de gerenciamento de resíduos sólidos, o sistema de logística reversa (acordos setoriais, cadeia produtiva, consumidores) e o incentivo financeiro para a implementação da reciclagem.
Carlos Lucchini e Fausto Zamai (Acquavit) fizeram uma apresentação sobre “Purificação de Biogás por Absorção em Água”, discutindo o uso e as necessidades do processamento do biogás, a comparação da norma para Biogás ANP (Agência Nacional do Petróleo), os custos OPEX (custo de manutenção, do inglês Operational Expenditure) e CAPEX (despesas de capital, do inglês Capital Expenditure), as tecnologia de tratamento do Biogás e apresentação de case de sucesso.
O engenheiro Gustavo Luiz Fiorese (Fundação Proamb) falou sobre coprocessamento de resíduos sólidos, abordou a legislação envolvida, os resíduos coprocessáveis, os contaminantes, blindagem, coprocessamento, fabricação do cimento, teste de queima e ganho energético. No final, apresentou suas conclusões, entre elas: o coprocessamento é um processo de destruição definitiva, conduzido de forma segura, monitorada, ambientalmente correta na medida em que contribui para poupar recursos naturais não renováveis e o cimento produzido com ou sem o coprocessamento possui a mesma composição físico-química, portanto a mesma qualidade.
Os Srs. Björn Rondelez e Alessandra Ortega de Paula (Keppel Seghers) falaram sobre o fornecimento alternativo de calor e energia para a indústria a partir de resíduos, usando como exemplo Suécia e Inglaterra. Entre as conclusões relacionadas ao tema podemos citar que plantas de cogeração de resíduos (quando possível) fazem a eficiência subir de maneira importante (mais de 50%), além de ser ecologicamente essencial para gestão avançada dos resíduos, e a cogeração de resíduos é financeiramente interessante, pois reduz o custo de geração de energia, independe dos preços de mercado do petróleo, e é uma oportunidade também para investidores privados.
Thomas Sprehe (KCI Technologies) apresentou um estudo de caso em inglês, onde falou sobre a expansão do aterro da Quarentine Road em Maryland, EUA, e a criação de um mega-aterro e tecnologia de injeção horizontal de resíduos sépticos para o aperfeiçoamento da produção de gases de aterro.
Armando Ribeiro (Andritz) apresentou as tecnologias, segurança e experiências com secagem térmica de lodo e Joel de Almeida complementou a apresentação falando sobre as turbinas helicoidais.
O “Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos” (SIBR), da FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, foi o tema abordado pelo Sr. Guilherme da Mata Zanforlin. O que é, o público-alvo, como anunciar na Bolsa de Resíduos - SIBR, entre outros.
Enfim, o encerramento ocorreu com a apresentação do Sr. Ademar Hakuo Ushima, coordenador executivo de sistemas de gasificação - ESG/DDT da VSE - Vale Soluções em Energia. Ele apresentou uma visão geral da empresa e de seus projetos em desenvolvimento para conversão de biomassa e resíduos orgânicos em energia e, além disso, estudos de caso sobre geração de biogás a partir de biodigestão de efluentes da indústria de laticínios e da geração de gás de síntese a partir de resíduos agrícolas.

 

RECEBA NOSSA E-NEWSLETTER

Receba nossa e-Newsletter com informações de nossos eventos. Coloque seus dados abaixo: