Eventos realizados

Durante os dias 13 e 14 de Março, na cidade de Vinhedo/SP, aconteceu o I Seminário de Processos de Tratamento Térmico de Aços, realizado pelo Grupo Aprenda. O evento foi mediado pelo engenheiro metalurgista João Carmo Vendramim, renomado profissional com longa experiência no setor.
A abertura foi realizada por Udo Fiorini, editor da revista Industrial Heating e diretor do Grupo Aprenda, dando ênfase ao conteúdo que compôs o seminário, que buscou atender a uma gama das necessidades apresentadas atualmente pela indústria.
O Seminário de Processos de Tratamento Térmico teve como objetivo apresentar aos profissionais da área conhecimento atualizado, a fim de qualificá-los ainda mais no setor de Tratamentos Térmicos.
O evento, que teve carga horária de 18 horas, foi dividido em módulos apresentados por especialistas do ramo. Os participantes puderam acompanhar as apresentações utilizando uma apostila confeccionada pelo Grupo Aprenda, em conjunto com os palestrantes, que contava com rico material didático sobre os temas apresentados, expostos em uma linguagem que proporcionava a compreensão tanto de profissionais de longos anos, quanto daqueles que estão ingressando na área de Tratamento Térmico.
A programação contou com as seguintes palestras no primeiro dia: “Metalurgia Física dos Aços”, apresentada por João Carmo Vendramim (Isoflama); “Fluídos de Resfriamento para Têmpera de Metais”, ministrada pela Profª. Dra. Lauralice de Campos Franceschini Canale (USP - São Carlos); “Atmosferas de Fornos para Tratamentos Térmicos de Aço”, proferida por Gian Ricardo Corrêa Silva (Air Products); e “Processos: Cementação e Carbonitretação”, ministrada por Cláudio Leitão (SuperTrat).
O segundo dia contou com as palestras: “Processos de Tratamentos Térmicos”, por João Carmo Vendramim (Isoflama); “Cementação a Baixa Pressão”, ministrada por Aparício V. Freitas (Seco/Warwick); “CQI- 9 - Processo Especial - Têmpera por Indução”, conduzida por Fernando Vieira (Inductotherm Group Brasil), sendo finalizado pelo seminário “Distorções no Tratamento Térmico”, apresentado por Shun Yoshida (Combustol).

 

Evento se mostrou um sucesso na visão dos organizadores e participantes
O sucesso do I Seminário de Processos de Tratamento Térmico de Aços foi refletido, primeiramente, na quantidade de participantes presentes no evento. Ao todo, foram 90, somando e contribuindo para o intercâmbio cultural e técnico, troca de informações, além do network que o evento possibilitou.
Contando com profissionais de alto nível e uma ótima estrutura que atendia plenamente aos requisitos do evento, tanto organizadores quanto participantes foram só elogios, atestando o compromisso do Grupo Aprenda na organização e realização de cursos, treinamentos e seminários técnicos de excelência.
Claudio Brum, gerente técnico e comercial da Combustol, disse à Industrial Heating: "Um seminário com apresentações de vários trabalhos sobre Tratamento Térmico. Foram discutidos muitos assuntos relativos ao TT e tivemos a presença de feras da metalurgia, como João Carmo Vendramim, Shun Yoshida e muitos outros. Estive lá, valeu a pena!".
Quem também aprovou e elogiou o evento foi Alberto Gómez, engenheiro e representante da PlaTeG. “Gostei da iniciativa de promover, da organização e sucesso do seminário. Fui surpreendido com a organização, o número de empresas e pessoas importantes envolvidas e presentes para que acontecesse, e também o nível de palestras e palestrantes, além do importante network, com possíveis novos clientes. Agradeço por terem nos chamado e, com certeza, estaremos em outros seminários que serão realizados! Parabéns pela realização deste grande evento que foi, certamente, mais um marco na história do Tratamento Térmico brasileiro!”, disse Alberto.
O sucesso de um evento é mensurado pela satisfação daqueles que dele participam e, seguindo os exemplos acima mencionados, outros participantes do seminário se mostraram entusiasmados com o que foi apresentado.
A professora Lauralice Canale, que foi uma das palestrantes, elogiou a iniciativa do Grupo Aprenda de organizar o evento. “Iniciativas deste tipo são extremamente importantes, tanto pelo aspecto de reunir pessoas que trabalham na área e poder trocar experiências, quanto pelo aspecto formativo. Eu quero parabenizar os organizadores do evento e espero que tenha outras edições que possam ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais sobre os aspectos do Tratamento Térmico”, disse a professora à Industrial Heating.
Em seu discurso, ela foi acompanhada por Gian Corrêa, da Air Products, que disse o seguinte: “Gostaria de chamar a atenção de todos para que participem dos eventos do Grupo Aprenda. São momentos de grande discussão, grande aprendizado, troca de experiências com colegas e, também, o momento de aperfeiçoar a sua rede de contatos. Os eventos do Grupo Aprenda são feitos por instrutores extremamente renomados da indústria, da academia de ensino, pesquisadores natos, pessoas de chão de fábrica experientes, e por isso eu apoio e recomendo a todos a participarem deste evento que deve se repetir todos os anos”.
Muitos dos que estiveram presentes também ressaltaram a importância de, além de se participar dos eventos, também patrociná-los. Um deles foi Shun Yoshida, da Combustol. “Este evento é importante porque o Brasil não tem muita cultura de unir as pessoas de um mesmo segmento para tentar defender os interesses delas, e muito menos os interesses técnicos. Considero de extrema importância que entidades como o Grupo Aprenda possam organizar esses eventos. Evidentemente, este tipo de evento necessita de patrocínios, isso tem custos e certamente não são custos tão absurdos a ponto de justificar que não se participe. A participação é fundamental e quanto mais gente participa, melhor é o evento e o custo-benefício nos é favorável”, disse ele.
Marcelo Sydow Filho, da Tratamentos Térmicos Marwal, foi na mesma linha e ressaltou a importância de as empresas apoiarem eventos como este. “Fazemos questão de participar de um evento como este, pela falta que este tipo de evento faz no mercado. Tudo isso é muito importante para o ramo da metalurgia e a Marwal faz questão de patrocinar e apoiar um evento como este. Aqui se reúnem as melhores cabeças do pessoal de Tratamento Térmico”.
Antônio Augusto Gorni, da Usiminas, chamou a atenção, entre outras coisas, para o número de participantes. Disse: “Foi uma grande surpresa o evento, com muitos participantes, o que mostra a necessidade de mantermos sempre atualizados o pessoal que trabalha na área de Tratamento Térmico para as últimas novidades, avanços tecnológicos e, principalmente, os avanços que realmente agregam valor à indústria. Este evento é uma vitrine para formar o pessoal e suprir as carências de nossa educação técnica e também atualizar para ver o que há de novo na área.”
Já de olho nas inovações da área, o Grupo Aprenda confirma o II Seminário de Processos de Tratamento Térmico de Aços, que será realizado nos dias 12 e 13 de Março de 2015, com a ilustre participação de Luiz Roberto Hirschheimer como mediador, a quem, antecipadamente, agradece a gentileza pela primordial colaboração.

 

RECEBA NOSSA E-NEWSLETTER

Receba nossa e-Newsletter com informações de nossos eventos. Coloque seus dados abaixo: