Eventos realizados

Foi realizado no dia 06 de Junho de 2014, nas dependências da UNIMEP - Campus de Santa Bárbara D’Oeste, o primeiro curso de Metalografia dos Metais Ferrosos. O evento contou com 40 participantes e carga de 8 horas.
O curso foi dividido em duas partes: teórica e prática. Durante a manhã, após abertura oficial feita pelo Diretor do Grupo Aprenda e Editor da revista Industrial Heating, Udo Fiorini, foi apresentada a parte teórica, com seminários de João Carmo Vendramim (Isoflama) e Cláudio José Leitão (Supertrat), que abordaram a o tema Metalurgia Física dos Metais Ferrosos, introduzindo o tema para a plateia.
Na parte da tarde, os participantes se dirigiram ao laboratório da UNIMEP para as aulas práticas, divididos em duas turmas. Enquanto uma turma preparava amostras metalográficas, outra turma participava da aula prática no laboratório com microscópio de uso individual.
A preparação de amostras foi conduzida por Carlos Umberto Girotto (Panambra Zwick), enquanto a aula no laboratório foi apresentada por Rodolfo Libardi (professor da UNIMEP).
A parte prática se mostrou um sucesso, com maior interatividade entre plateia e tutores, com os participantes utilizando os instrumentos e tirando suas dúvidas com exemplos práticos.
Durante a preparação das amostras, os participantes puderam operar máquinas cortadoras, embutidora e lixadeira, com o acompanhamento de um instrutor. Após feitas estas operações, puderam analisá-las no microscópio para averiguarem sua condição.
Na sala de microscopia, os participantes tiveram uma introdução teórica em slide show e puderam aprender a como manejar o microscópio e analisar metais ferrosos.
Rodolfo Libardi, um dos instrutores do curso e professor da UNIMEP, falou sobre a importância do curso para os participantes. “A importância do curso foi o aprendizado sobre a metalografia dos aços e ferros fundidos, a troca de experiências entre os participantes e a apresentação dos insumos e equipamentos utilizados na metalografia pelas principais empresas do setor. O curso mostrou as diversas microestruturas e a utilização de softwares de análises de imagens na metalografia quantitativa”.
Confira detalhes dos próximos cursos no site do Grupo Aprenda: www.grupoaprenda.com.br.

 

RECEBA NOSSA E-NEWSLETTER

Receba nossa e-Newsletter com informações de nossos eventos. Coloque seus dados abaixo: