Eventos realizados

Nos dias 09 e 10 de Junho de 2014, foi realizado o I Curso de Manutenção e Segurança de Fornos Industriais. Com organização do Grupo Aprenda, se deu no Vinhedo Plaza Hotel, na cidade de Vinhedo, cerca de 80 km de São Paulo (SP).
O evento teve carga horária de 16 horas e foi dividido em dois dias, nos quais os 40 participantes tiveram contato com renomados profissionais do setor, que apresentaram seus seminários e tiraram dúvidas.
A abertura foi oficializada pelo diretor do Grupo Aprenda, Udo Fiorini, e teve como a primeira apresentação o tema “Atmosfera e Segurança”, exibida por Antonio Carlos Gomes, da Aichelin Group. Foi tratada a questão da segurança na operação de fornos de tratamentos térmicos e termoquímicos.
A segunda apresentação do dia, “Elétrica e Instrumentação”, foi realizada por Karel Simmelink, da Fornos Industrial Heating, que abordou, entre outros pontos, medidas e sistemas preventivos que garantam a segurança dos trabalhadores que interajam com instalações elétricas e serviços que envolvam eletricidade.
O primeiro dia do curso ainda contou com as apresentações de William Horvath, da Exacta Sensores, e também com Claudinei Moretto, da Infratemp, que conduziram as palestras “Sistemas de medição de temperatura - Termopares” e “Termometria e Termografia Infravermelha”, respectivamente. No segundo dia do curso, Karel Simmelink deu continuidade com as palestras “Isolamento e Refratários”, abordando sobre a melhoria de processos, aumento de eficiência e produtividade que dependem da qualidade dos refratários e “Movimentação Mecânica e Acionamento”.
Também houve a exposição “Sistemas de Aquecimento / Combustão” apresentada por Guilheme Pedrazza, da empresa Combustherm, na qual foram abordados equipamentos e start up, manutenção preventiva, reparos, treinamento técnico, prevenção anual, entre outros temas. Após Guilherme, seguiu-se a palestra “Resistências Elétricas”, proferida por Joel Graciadio, da Kanthal / Sandvik, apresentando linhas de produtos e suas devidas aplicações para situações diversas.
Finalizando o evento, a última apresentação foi realizada por Wilson Martins, do Grupo Combustol Metalpó, sob o título “Sistemas de Transporte de Cargas em Fornos Industriais”, na qual foi abordada de forma didática, por intermédio de vídeos, como os sistemas operam.
Antonio Carlos Gomes, um dos palestrantes, falou à revista Industrial Heating sobre o evento e sua importância para os participantes e suas empresas. “Evento muito bem organizado e de suma importância para que os participantes, entenda-se empresas as quais os mesmos representam, sejam beneficiados no acesso às informações ‘up to date’, dividindo suas experiências e fazendo/mantendo um ‘net work’ que traz resultados práticos em necessidades emergenciais ou para compartilhamento de melhores práticas”, disse.
Para saber mais sobre os próximos cursos promovidos pelo Grupo Aprenda, acesse www.grupoaprenda.com.br.

RECEBA NOSSA E-NEWSLETTER

Receba nossa e-Newsletter com informações de nossos eventos. Coloque seus dados abaixo: