Eventos realizados

Em 30 de Janeiro, nas dependências da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), em Santa Bárbara D’Oeste (SP), ocorreu o curso Metalurgia do Pó, organizado pelo Grupo Aprenda e que contou com 27 participantes.
Os instrutores do curso foram Mário Monteiro, engenheiro mecânico com mais de 25 anos de experiência atuando na área e membro do Grupo Setorial de Metalurgia do Pó, e Rodolfo Libardi, professor responsável pelo Laboratório de Materiais da UNIMEP, com ampla experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
Um dos diferenciais do curso foram as aulas práticas no Laboratório de Materiais, onde os participantes puderam sanar suas dúvidas e aplicar os conhecimentos obtidos durante as aulas teóricas. Os alunos foram divididos em três grupos, de modo que todos pudessem ter acesso com tempo suficiente aos instrumentos do laboratório.
Foram apresentados os seguintes temas:
- Introdução: Histórico; Grupo Setorial de Metalurgia do Pó; Impacto Ambiental; Fluxograma do Processo.
- Materiais: Processos de fabricação de pós metálicos; Misturas de pós metálicos; Principais ensaios e normas; Seleção de materiais.
- Compactação: Tipos de compactação; Ferramental; Prensas; Formas preferenciais.
- Sinterização: Aspectos gerais; Fornos de sinterização; Atmosferas; Preparação de amostra para análise; Análise de peças em laboratório.
- Operações Posteriores: Convencionais; Específicas de peças sinterizadas.
- Controle de qualidade em peças sinterizadas
- Estudo de casos
- Outros processos: Sinterizado forjado; Moldagem de pós por injeção.
- Novos desafios da Metalurgia do Pó
O evento foi patrocinado pelo Grupo Setorial de Metalurgia do Pó, e contou com apoio da Revista Industrial Heating, Sindisuper, UNIMEP e Abimaq/CSFEI.

 

RECEBA NOSSA E-NEWSLETTER

Receba nossa e-Newsletter com informações de nossos eventos. Coloque seus dados abaixo: